Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração

Processo: 11/16925-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:João dos Santos Carmo
Beneficiário:Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise do comportamento   Resolução de problemas

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é avaliar se a formação de uma classe de equivalência entre três diferentes formas de apresentação de problemas (sentença - com significado de transformação ou comparação -, algarismo e balança), com três posições possíveis da incógnita, pode melhorar o desempenho de alunos na resolução de problemas de adição e subtração. Tanto para os participantes que apresentarem melhora no desempenho, quanto àqueles que não apresentarem, pretende-se avaliar o efeito do treino da resolução de problemas sob a forma de balança sobre o seu desempenho. Serão realizadas as seguintes fases: instrução sobre as tarefas a que os participantes serão expostos; pré-teste para avaliar as habilidades de resolução de problemas; treino preparatório para a resolução de problemas sob a forma de balança; ensino e teste de discriminações condicionais entre problemas sob a forma de balança e problemas sob a forma de algarismos e sentenças com significado de transformação; pós-teste I para avaliar os efeitos do procedimento; treino de resolução de problemas sob a forma de balança; ensino e teste de discriminações condicionais entre problemas sob a forma de balança e problemas sob a forma de sentença com o significado de comparação; pós-teste II para avaliar o efeito do procedimento; e teste de generalização para avaliar o efeito do que foi aprendido em novas situações-problema. Essa pesquisa constitui uma contribuição no sentido de dar seguimento aos estudos que propõe e avaliam procedimentos para melhora no desempenho de resolução de problemas de adição e subtração, cujo aprendizado caracteriza-se como fundamental para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)