A memória, a percepção e as micro percepções no processo de criação do ator
A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator
A Embriaguez da Razão: a Dobra da Razão Suficiente em Gilles Deleuze
Processo: | 10/07384-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2010 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2012 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Miguel Damha |
Instituição Sede: | Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/11568-0 - Memória(s) e pequenas percepções, AP.TEM |
Assunto(s): | Memória (psicologia) Consciência (percepção) Representação (artes) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Bergson | Deleuze | memória | microprecepções | percepção | trabalho do ator | Interpretaçao |
Resumo Esta pesquisa de iniciação científica tem como foco o levantamento, a investigação, e reflexão dos seguintes termos práticos-conceituais: memória, percepção e micro percepção, a partir do recorte de algumas pedagogias direcionadas ao trabalho do ator, qual seja: o método interpretativo de Stanislavski, a biomecânica de Meyerhold, os impulsos e treinamentos psico-físico de Grotowski e a Antropologia Teatral de Eugênio Barba. Pretende ainda contextualizar os temas dentro de uma perspectiva analítica dos estatutos contemporâneos da performance e do pós dramático apoiado na pesquisa teórica dos autores Schechnner e Lehmann. Ainda no campo da reflexão esta pesquisa pretende estender a investigação dos termos práticos-conceituais no campo filosófico, mais especificamente nas publicações, "Matéria e Memória", de Bergson, "Novos Ensaios para O entendimento Humano", de Leibiniz, "Bergsonismo" e "Leibniz e a Dobra", em Deleuze e "E imagem-nua e as pequenas percepções" e em "Movimento Total", de José Gil. A reflexão teórica deverá ser acompanhada e ancorada pela investigação prática, tendo como ponto de partida o trabalho desenvolvido pelo Grupo Matula Teatro, Campinas/SP e pelo processo de criação do espetáculo "Memória da Cana", já desenvolvido pelo coletivo teatral Os Fofos em Cena, São Paulo/SP, a fim de que se verifique empiricamente a validade dos conceitos teóricos desenvolvidos ao longo deste estudo no exercício prático da atuação. (AU) | |
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