Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento, producao e composicao centesimal do leite de ovelhas da raca bergamacia sob tres distintos manejos a ordenha.

Processo: 06/53877-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Edson Ramos de Siqueira
Beneficiário:Mariana de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Etologia   Desmame   Ovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmama | Etologia | Ovino

Resumo

Para se alcançar uma boa produção de leite ovino deve ser considerada, além da genética e nutrição animal, as necessidades comportamentais básicas da ovelha. É importante entender como a ovelha percebe e reage ao ambiente a que é submetida (sala de ordenha) e como esse ambiente pode gerar um estímulo negativo ou positivo que resultam em motivação e melhoria da qualidade do sistema. Os negativos podem ser responsáveis pela queda de produção de leite, maior quantidade de leite residual, alta reatividade da ovelha e demora para a ejeção do leite. Deste modo, as ovelhas em lactação serão observadas durante a ordenha e avaliadas através de uma planilha de variáveis comportamentais com o objetivo de medir o bem-estar e o conforto das ovelhas diante da atividade. Nos sistemas de produção de leite ovino, geralmente os cordeiros permanecem com as mães nas primeiras 48 h de vida e depois são separados e amamentados, e as ovelhas ordenhadas mecanicamente. Esse sistema pode ocasionar estresse com conseqüentes diminuições na produção de leite e da persistência da lactação; além do custo no aleitamento artificial dos cordeiros. O sistema misto de manejo, torna-se uma boa alternativa para diminuir esses problemas. Neste contexto, cento e cinco ovelhas da raça Bergamácia serão divididas em três manejos diferentes no que diz respeito à desmama dos cordeiros (48 h, 30 e 45 dias de idade), com os objetivos de verificar a produção e a composição do leite e o comportamento em sala de ordenha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)