Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência sócio-cultural no brincar infantil

Processo: 06/05085-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Patricia Gonçalves Rombe
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Comportamento de brincar   Condição econômica   Fatores socioeconômicos   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar | Influencia Socio Economica | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

Acreditando que a situação econômica influencia na maneira em que se dá o brincar das crianças e conseqüentemente em seu desenvolvimento cognitivo, esta pesquisa tem por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos, brincadeiras e atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças de diferentes classes econômicas. Os dados serão coletados a partir de um questionário elaborado para a presente pesquisa baseado no roteiro reestruturado de Biasoli – Alves e Graminha (1979); o mesmo será aplicado em 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, sendo 25 destas pertencentes à classe econômica A e 25 à classe econômica D, segundo o CRITÉRIO BRASIL. Os dados serão analisados qualiquantitativamente através das seguintes categorias relacionadas ao brincar infantil: O papel da infância no contexto sócio- histórico, o brincar e seus atributos e os obstáculos ao brincar infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)