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Avaliacao do comportamento ludico em criancas portadoras de doencas cronicas.

Processo: 05/59261-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Tatiane Grigolatto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Terapia ocupacional   Doença crônica   Hospitalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Ludico | Criancas | Doencas Cronicas | Hospitalizacao | Terapia Ocupacional

Resumo

As doenças crônicas exigem cuidados constantes e específicos tanto dos portadores como de seus cuidadores, no caso de crianças. As freqüentes internações, as restrições alimentares, os vários remédios em horários rigorosos, são constantes em algumas patologias e, diante de tantas exigências, o tempo que resta para a criança brincar fica reduzido. O brincar contribui não só com o desenvolvimento físico e intelectual, como também o emocional, na medida que permite a elaboração e internalização de sentimentos e experiências. Baseado na importância do brincar e nas implicações das doenças crônicas para as crianças, este trabalho pretende avaliar o comportamento lúdico de crianças portadoras de doenças crônicas hospitalizadas. Com este propósito, o comportamento lúdico de cada criança, será registrado em fitas de vídeo e depois submetido a uma análise quanti - qualitativa a partir da escala lúdica pré-escolar de Knox revisada dentro de quatro dimensões: controle espacial, o controle material, o faz-de-conta ou simbolismo e a participação. A observação de crianças portadoras de doenças crônicas, em situação de hospitalização, contribuirá para o conhecimento de como o brincar destas está ocorrendo, se a hospitalização está comprometendo o desenvolvimento do papel ocupacional (em especial de brincador) e, se esse rompimento do cotidiano infantil está comprometendo os aspectos do desenvolvimento motor (controle espacial e material), do desenvolvimento cognitivo (faz - de - conta) e do desenvolvimento social (participação). (AU)

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