Busca avançada
Ano de início
Entree

Frequencia cardiaca fetal e dopplervelocimetria das arterias umbilicais entre 18 e 20 semanas de gestacao em pacientes com diabetes melito pre-gestacional.

Processo: 04/11146-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Beneficiário:Leticia Kamio Teshima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia   Diabetes mellitus   Artérias umbilicais   Frequência cardíaca fetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arterias Umbilicais | Diabetes Melito | Dopplervelocimetria | Frequencia Cardiaca Fetal | Ultrassonografia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a freqüência cardíaca fetal e estudar a dopplervelocimetria das artérias umbilicais, entre 18 e 20 semanas de gravidez, em mulheres complicadas pelo diabetes melito pré-gestacional, comparando os resultados com o de gestantes normais. Métodos: serão analisados prospectivamente 30 pacientes com diagnóstico de diabetes melito e 30 pacientes normais que constituirão o grupo controle na Clínica Obstétrica, em gestações únicas, na ausência de outras doenças maternas associadas e na ausência de anomalias fetais. Será realizado exame ultra-sonográfico com estudo da dopplervelocimetria das artérias umbilicais, próximas à inserção placentária. A análise se estenderá a 3 sonogramas com ondas uniformes e em cada traçado irá se obter 5 medidas consecutivas de freqüência cardíaca fetal a partir de cada onda sistólica, utilizando-se a média dos valores obtidos. A análise estatística será feita através da observação dos valores mínimos e máximos, e do cálculo de medianas, médias e desvios-padrão. A comparação das médias nos grupos será realizada utilizando-se o teste t de Student para amostras não-pareadas; e a comparação entre as proporções será avaliada através do teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher, com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)