Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da via do óxido nítrico na resposta termorreguladora de pintainhos frente ao calor

Processo: 06/59669-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Kênia Cardoso Bícego
Beneficiário:Ana Carla Coleone
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse térmico   Óxido nítrico   Óxido nítrico sintase   Temperatura corporal   Regulação da temperatura corporal animal

Resumo

Vários estudos indicam que, pelo menos em mamíferos, o óxido nítrico (NO) apresenta uma importante função neuromoduladora na regulação da temperatura corporal (Tc). O NO apresenta um importante papel na ativação de mecanismos de dissipação de calor, tais como ofegação e vasodilatação periférica, atuando também como um agente antipirético durante a febre induzida por endotoxina. Entretanto, em aves, animais cuja origem da endotermia é independente da dos mamíferos, nenhum dado existe sobre a participação do NO na termorregulação durante a exposição ao calor. Especificamente no início da vida desses animais, logo após a eclosão, o estresse térmico constitui um fator crítico para o desenvolvimento dos mecanismos termorreguladores, influenciando nas respostas durante a fase adulta. Diante disso, neste estudo, será testada a hipótese de que a via do NO participa na resposta termorreguladora de pintainhos de 5 dias de idade frente ao estresse de calor. Para esse fim, serão feitas medidas de Tc antes e após injeção intramuscular de L-NAME, um inibidor não seletivo de NO sintase (NOS), enzima responsável pela síntese do NO, em animais na zona termoneutra (Ta= 31°C) e submetidos ao calor (Ta= 37°C). Além disso, serão feitas medidas das concentrações plasmática e diencefálica de nitrito/nitrato em animais nessas duas condições. Também será realizada imunocitoquímica para NOS no hipotálamo de pintainhos na e acima da termoneutralidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLEONE, A. C.; TORRES, K. A. A.; CARNIO, E. C.; GARGAGLIONI, L. H.; MACARI, M.; FURLAN, R. L.; BICEGO, K. C. Role of brain nitric oxide in the thermoregulation of broiler chicks. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 154, n. 2, p. 204-210, OCT 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.