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Disturbios globais do desenvolvimento: abordagem articulada pela psicologia e fonoaudiologia.

Processo: 07/58601-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Jéssica Alves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Estudos interdisciplinares   Transtorno autístico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Fonoaudiologia | Interdisciplinaridade | Psicologia | Tid

Resumo

Introdução: Nos casos de transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) há um considerável comprometimento da linguagem, sendo este um dos parâmetros para o diagnóstico de tais quadros. Assim a atuação do terapeuta de linguagem se faz necessária. Como o desenvolvimento da linguagem interfere diretamente no desenvolvimento global do indivíduo, deveria haver grande articulação entre fonoaudiólogos e psicólogos na pesquisa e no atendimento de tais quadros, visto que há interferência mútua nos trabalhos desses profissionais. Objetivos: Em decorrência da importância da atuação interdisciplinar entre psicologia e fonoaudiologia nos TID, propõe-se nesse projeto a realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica que verifique em que medida há articulação entre essas duas áreas nas pesquisas atuais sobre TID, com vista à produção e publicação de artigo científico e apresentação em evento científico. Métodos: Serão analisadas 71 obras de fonoaudiólogos e/ou psicólogos relativas aos TID, pertencentes ao período de 2000 a 2007. Os seguintes temas orientarão as questões que serão dirigidas às obras: se ocorre articulação entre psicologia e fonoaudiologia (em caso afirmativo, como se dá); qual é a etiologia considerada; qual é a metodologia empregada; quais são os autores citados; quais são os sinais clínicos referidos; quais são os tratamentos propostos; se há menção a aspectos orgânicos; se há referência ao trabalho com pais e à escolarização dos portadores do transtorno. Análise dos resultados: Primeiramente será realizada análise vertical das obras (direcionamento das questões a cada obra). Posteriormente será realizada análise horizontal (comparação entre as diversas respostas obtidas individualmente nos textos), a partir do que serão destacadas as divergências e convergências entre as obras. (AU)

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