Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado da arte (2000-2006) de pesquisas sobre concepções que professores têm do desenvolvimento de seus alunos

Processo: 06/53164-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Wilson de Albuquerque Cavalcanti Franco
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Transtorno autístico   Coleta de dados   Teses   Dissertação   Biblioteca virtual   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Desenvolvimento

Resumo

O presente projeto objetiva realizar um levantamento desenvolvimento apresentadas por professores da rede pública de ensino, seguido de uma análise de seus conteúdos a partir do referencial metodológico da análise institucional do discurso proposta por Marlene Guirado (1986, 1995, 2000). Serão abordados tanto os artigos presentes nas bibliotecas virtuais (BVS, Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES) como as teses e dissertações defendidas perante a Faculdade de Educação e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no período entre 2000 é 2006. Os materiais que abordem as concepções dos professores serão submetidos à análise vertical, ou seja, ao estude em separado de cada produção com relação às perguntas de análise, e à posterior análise horizontal, ou seja, estudados, comparativamente de acordo com estas mesmas perguntas. A partir do levantamento bibliográfico, compreende-se estar possibilitando uma abordagem mais criteriosa dos aspectos em estudo, tendo em vista o que se produziu no período em questão - além de permitir uma perspectiva das metodologias adotadas e dos horizontes teóricos dos quais se parte. A análise do material levantado permitirá uma compreensão do horizonte a partir do qual a escola é objetivada, os objetos que são tomados por estes estudos e o método utilizado para abordá-lo. Este projeto está associado ao projeto temático FAPESP no. 2003/09687-7. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)