Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta do feijoeiro a adubacao nitrogenada em sucessao a diferentes sistemas de producao do milho em plantio direto.

Processo: 04/10361-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Julia Guimaraes Guaragna
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Phaseolus vulgaris   Nitrogênio   Cobertura do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adubacao De Cobertura | Cobertura Do Solo | Nitrogenio | Phaseolus Vulgaris | Plantio Direto

Resumo

A escolha de espécies para integrarem um sistema de rotação de culturas, que consigam produzir biomassa de qualidade e em quantidade suficiente, como as do gênero Brachiaria, é de suma importância para a sustentabilidade do sistema de plantio direto em regiões com inverno seco. O projeto de pesquisa terá como objetivo avaliar a resposta do feijão "das águas' a adubação nitrogenada de cobertura em sucessão a cultura do milho solteiro e milho consorciado com Brachiaria brizantha em sistema de plantio direto. O delineamento experimental será em blocos casualizados, em esquema de parcela subdividida, com quatro repetições. As parcelas serão constituídas de dois sistemas de produção (SP1 - semeadura do feijoeiro sob cobertura vegetal composta por resíduo de milho e B. brizantha cv. Marandu e SP2 - semeadura do feijoeiro sob cobertura vegetal composta por resíduo de milho e vegetação espontânea (sem B. brizantha)) e as subparcelas de quatro doses de nitrogênio aplicadas em cobertura (0, 50, 100 e 200 kg ha-1). Serão avaliadas as seguintes variáveis: matéria seca das plantas no florescimento pleno, componentes da produção, produtividade e teor de proteína bruta nos grãos. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância. As médias dos sistemas de produção serão comparadas pelo teste de DMS a 5% e para níveis de N será utilizada análise de regressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; FERRARI NETO, JAYME; SORATTO, ROGERIO PERES; MARTINS DA COSTA, CLAUDIO HIDEO. Ciclagem de nutrientes e silício pelo guandu-anão e milheto cultivados solteiros e consorciados. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 6, p. 1628-1640, . (04/10361-1)
CLAUDIO HIDEO MARTINS DA COSTA; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL; ROGÉRIO PERES SORATTO; JAYME FERRARI NETO. Persistência e liberação de elementos da fitomassa do consórcio crotalária com milheto sob fragmentação. Rev. Ciênc. Agron., v. 45, n. 1, p. 197-208, . (04/10361-1)