Busca avançada
Ano de início
Entree

Segurança como direito fundamental - Análise dogmática do direito à segurança presente no art. 5°, caput, da Constituiçao Federal.

Processo: 07/07502-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Público
Pesquisador responsável:Luís Virgílio Afonso da Silva
Beneficiário:Flávio Beicker Barbosa de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos fundamentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artigo 5° | caput | constituição federal | Direito à segurança | Direito Fundamental | Relações entre particulares | Direitos Fundamentais

Resumo

A despeito do que ocorre com os demais direitos previstos no caput do art. 5 da Constituicao Federal - como a vida, a liberdade, a igualdade e a propriedade-, o direito a seguranca nunca foi estudado de maneira detida pela literatura juridica brasileira. E possivel afirmar, no entanto, que ha fortes indicios de que uma analise desse dispositivo possa ser de grande interesse para o Direito Constitucional no Brasil. Um desses indicios e a forma com que o tema tem sido tratado em diversos paises, muito embora alguns deles nem mesmo dipoem de uma previsao constitucional desse direito (como e o caso da Alemanha, por exemplo). Nesses locais, a problematica do direito a seguranca gravita, em linhas gerais, em torno de dois questionamentos fundamentais: (a) a busca de um conceito que defina o termo "seguranca"; bem como (b) a delimitacao das possibilidades de justiciabilidade desse direito, ou seja, se e possivel que o destinatario da protecao deduza desse direito uma pretensao judicialmente tutelavel.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)