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Representações de histórias: afetividade, cultura e cognição

Processo: 04/07702-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Camila Tarif Ferreira Folquitto
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conto de fadas   Psicologia cognitiva   Afetividade   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contos De Fadas | Desenvolviemnto | Representacao

Resumo

Trata-se de estudo sobre as relações entre o desenvolvimento afetivo, moral e cognitivo de crianças, utilizando os contos de fadas como instrumento de investigação. Estudos anteriores detectaram elementos afetivos, culturais e cognitivos na reconstituição das histórias por crianças de diferentes idades. A hipótese central do projeto é a de que ao representarem as histórias de fadas, as crianças expressam suas capacidades de julgamento, assim como seus aspectos afetivos (interesses, valorizações). Os objetivos do trabalho são: 1) investigar as representações de histórias de crianças de 4 a 10 anos; 2) analisar os diferentes modos de representação à luz dos elementos afetivos, culturais e cognitivos; 3) buscar possíveis correspondências entre os aspectos cognitivos, afetivos e morais envolvidos na representação de contos de fadas. Os procedimentos utilizados serão: a) para a coleta de dados - entrevistas; b) para a análise de dados - classificação das respostas segundo os aspectos cognitivos, morais e afetivos predominantes. (AU)

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