Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos hemodinamicos, metabolitos e eletroliticos apos reperfusao no enxerto, em modelo porcino de transplante intestinal ortotopico.

Processo: 05/57372-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Alexandre Bakonyi Neto
Beneficiário:Rosana Maria de Oliveira Clark
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Suínos

Resumo

Vários fatores têm contribuído para o avanço do transplante de intestino, possibilitando que ele seja uma alternativa terapêutica em situações de insuficiência intestinal irreversível causadas por diferentes etiologias e principalmente na síndrome do intestino curto, onde não é mais possível a nutrição parenteral total do paciente. Normalmente, as alterações hemodinâmicas, metabólicas e eletrolíticas que ocorrem durante uma cirurgia de transplante são de extrema importância tanto para o receptor, como para a sobrevida do enxerto. Na fase mais crítica do transplante, isto é, imediatamente após a reperfusão do enxerto, tais alterações podem se agravar e desencadear a síndrome de pós-reperfusão. Além disso, a injúria da isquemia e reperfusão também pode ser agravante, sendo esclarecidamente o principal fator determinante da disfunção precoce do enxerto. Os estudos em animais de experimentação são bastante eficazes para se avaliar além da técnica cirúrgica, os principais problemas funcionais, imunológicos, dentre outros, que possam vir a influenciar nos resultados do transplante de intestino. Objetiva-se avaliar as principais alterações cardiovasculares, metabólicas e eletrolíticas que ocorrem durante a fase de clampeamento e após reperfusão do enxerto, em modelo porcino de transplante intestinal ortotópico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)