Busca avançada
Ano de início
Entree

Jane eyre: desafio aos estereotipos da crianca e da muler na inglaterra vitoriana

Processo: 08/58139-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Elizabeth Harkot-de-La Taille
Beneficiário:Carolina Barros Feitoza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica discursiva   Estereotipagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estereotipos | Inglaterra Vitoriana | Jane Eyre | Semiotica Discursiva

Resumo

O objetivo deste Projeto é identificar de que maneira a escritora Charlotte Bronte construiu sua personagem principal na obra Jane Eyre, particularmente através das fases de criança e de mulher, sob o estudo da Semiótica Discursiva. O corpus do Projeto consistirá em recortes do texto Jane Eyre, em que as imagens construídas de Jane criança e Jane adulta constituem-nas enquanto sujeito. A seleção dos recortes baseia-se na leitura atenta da obra e nas leituras teóricas e de apoio. Dessa forma, o objetivo paralelo deste Projeto de Iniciação Científica é contribuir para o desenvolvimento das competências discentes no campo da pesquisa, habilitando a aluna-pesquisadora ao trabalho com o ferramental da semiótica discursiva. Portanto, o Projeto associa a pesquisa à prática, pois a aluna aprenderá as técnicas de análise semiótica durante o trabalho investigativo, integradas à formação do corpus e à sua análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)