Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da hipertemia sobre celulas b16f10 na interacao com proteinas de matriz extracelular e susceptibilidade a lise por celulas do sistema imunologico.

Processo: 05/58313-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Celia Regina Whitaker Carneiro
Beneficiário:Nathalia Miwa Itai
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Metástase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclopaladados | Hipertemia | Matriz Extracelular | Melanoma B16F10 | Metastase

Resumo

A hipertermia (40-45°C) é hoje uma modalidade terapêutica utilizada em associação com outras para o tratamento de alguns tipos de câncer. Entretanto, os resultados tardios dessa abordagem terapêutica na disseminação tumoral merecem avaliação mais extensa, pois os resultados clínicos são controversos na literatura. São poucos os trabalhos na área básica que se propõem a avaliar os efeitos deste tratamento no comportamento das células. Em modelo experimental, foi demonstrado um aumento do número de metástases pulmonares em camundongos injetados com células de melanoma submetidas à hipertermia. As alterações fenotípicas e/ou funcionais subjacentes ao fenômeno observado não foram investigadas. É possível que modificações na interação destas células com proteínas da matriz extracelular estejam envolvidas. Além disso, a interação destas células termorresistentes com as do sistema imune, e o sinergismo existente entre o tratamento pela hipertermia em conjunto com o tratamento quimioterápico, merecem uma melhor exploração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)