Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de potenciais marcadores moleculares para prognostico e diagnostico em subgrupos de tumores gastricos portadores de msi, helicobacter pylori e epstein barr virus.

Processo: 02/06172-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Inês de Moura Campos Pardini
Beneficiário:Nídia Alice Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microarray | Pcr

Resumo

O carcinoma de estômago é o segundo tipo de câncer a levar a morte no mundo. O prognóstico é sempre ruim devido ao diagnóstico em estágios avançados da doença. Esse fato enfatiza a necessidade de um diagnóstico precoce, para se melhorar a terapia e/ou prognóstico. O conhecimento das anormalidades genéticas e moleculares envolvidas pode ser usado para um diagnóstico diferencial no caso de um tumor primário desconhecido, para a avaliação de fatores prognósticos e podem abrir novas oportunidades para novas intervenções clinicas específicas. Moléculas clinicamente relevantes, cuja expressão ou estrutura é alterada se mostram de especial interesse como marcadores para esse tipo de tumor. Ainda fornecem um caminho para identificar células pré-cancerosas, e reforçar métodos para uma detecção precoce (diagnóstico) do câncer, especificamente em câncer gástrico (CG). Tais genes diferencialmente expressos entre amostras com alterações genéticas com características relevantes clinicamente podem apontar para a descoberta de bons marcadores, seja para prognóstico e ou diagnóstico em câncer gástrico. Dessa forma, esse tipo de abordagem pode contribuir para o aumento na habilidade de tratar pacientes portadores do mesmo tumor com o tratamento apropriado às suas diferenças individuais. Este projeto tem como objetivo a detecção de genes diferencialmente expressos através da técnica de microarray e Real Time PCR em subconjuntos de tumores frescos que portem características de associações clinicamente relevantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)