Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teorico e pratico da contribuicao da sinalizacao por calcio na determinacao do fenotipo celular de celulas neurais.

Processo: 06/61283-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Rodrigo Ribeiro Resende
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores purinérgicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diferenciacao Neural | Receptores Purinergicos | Sinalizacao De Calcio | Sistemas Atratores

Resumo

Muitos subtipos de receptores são ativados pelo mesmo ligante, mas estão acoplados a diferentes mensageiros secundários podendo produzir sinalização divergente em uma célula, enquanto receptores ativados por diferentes ligantes, mas que compartilham o mesmo mensageiro secundário, pode produzir sinalização convergente. Os componentes da reposta da [Ca2+ ]i dependente do Ca2+ extracelular podem ser devidos ao influxo de Ca2+ através da membrana plasmática e da liberação de Ca2+ a partir de depósitos intracelulares. Entre os receptores de membrana destes depósitos intracelulares, e que respondem à ativação de receptores da superfície celular estão os receptores de rianodina e de trifosfato de inositol. Serão identificadas as características espaciais e temporais do sinal de cálcio através dos depósitos intracelulares ligadas à ativação dos receptores purinérgicos durante a diferenciação neuronal usando células embrionárias totipotentes de camundongos e humanos como modelo in vitro e o padrão da atividade espontânea de Ca2+ em fatias cerebrais de embriões de camundongos in vivo. Para examinar as bases mecanicistas que influenciam a diferenciação celular estudaremos as funções de liberação intracelular de Ca2+ e a excitabilidade celular mediada pelos receptores purinérgicos. Para entender como estes modelos são construídos e porque eles funcionam dessa maneira, iremos descrever um modelo matemático da circuitaria molecular e alguma intuição sobre as propriedades dinâmicas das redes regulatórias do sistema purinérgico e de sua via de ativação de cálcio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)