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Enunciacao da recepcao publicitaria e as praticas de consumo no universo familiar.

Processo: 07/59264-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Eneus Trindade Barreto Filho
Beneficiário:Rafael Araujo Lavor Moreira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda   Produção de sentido   Antropologia   Enunciação   Linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Comunicacao | Enunciacao | Linguistica | Producao De Sentido | Publicidade

Resumo

O projeto de Iniciação Científica "Enunciação da recepção publicitária e as práticas de consumo no universo familiar", constitui-se como parte da pesquisa maior, intitulada A produção social de Sentido: a enunciação publicitária nos contextos da emissão à recepção desenvolvida na ECA/USP. Tal investigação sobre a enunciação publicitária teve início em 2005 e se encerrará em 2009 e teve apoio do CNPq, no período de 2006 a 2007, por meio de uma bolsa de Iniciação Científica. Os estudos apresentaram como principais resultados a formulação de uma teoria da enunciação midiática publicitária que buscou demonstrar procedimentos analíticos para identificação dos mecanismos formais de representação (dêiticos do discurso) da subjetividade, do tempo e do espaço nos processos discursivos de comunicações publicitárias nas mídias revista, rádio, televisão e internet. Nessa parte da pesquisa observa-se também que existem projeções da emissão e da recepção, em suas marcas dêiticas (sujeitos, tempos e espaços), no interior das mensagens. Isso nos permitiu problematizar a questão de que há uma produção de sentido na recepção, uma vez que o contexto do enunciatário tem sujeitos, tempos e espaços próprios que delineiam os sentidos dos seus discursos e dos seus demais "atos de linguagem", no universo extra-lingüístico, que se referem, entre outros aspectos, aos seus comportamentos de consumo. Nesse sentido, propomos um estudo exploratório da recepção publicitária no contexto de três famílias para analisara produção de sentido sobre a publicidade, buscando estabelecer conexões com as práticas de consumo observadas em tais universos de investigação. (AU)

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