Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um método de análise de nucleosídeos modificados, biomarcadores tumorais, por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

Processo: 09/01710-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Acordo de Cooperação: NSF - Universidades Americanas (Química)
Pesquisador responsável:Ana Valéria Colnaghi Simionato
Beneficiário:Rafael Henrique Medeiros
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Biomarcadores tumorais   Nucleosídeos   Cromatografia líquida de alta eficiência   Técnicas e procedimentos diagnósticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores Tumorais | cromatografia liquida | Nucleosídeos modificados | separações

Resumo

O câncer é hoje certamente uma das doenças de maior incidência e preocupação social, de acordo com os alarmantes números e estatísticas. Apesar dos avanços da medicina, o diagnóstico precoce dessa patologia ainda mostra-se essencial para a sobrevivência e tratamento adequado do paciente. Essa doença altera o metabolismo celular, provocando a excreção de metabólitos específicos, os biomarcadores tumorais. Dentre as inúmeras classes destes, os nucleosídeos modificados tem sido amplamente estudados graças ao seu alto potencial como indicador da patologia específica. O presente projeto propõe o desenvolvimento de um método adequado para a análise de nucleosídeos modificados por HPLC com detecção por absorção de radiação UV com arranjo de diodos, avaliando-se os melhores parâmetros para a análise, como composição da fase móvel, pH do tampão aquoso, gradiente de fase móvel, entre outros. Com a otimização do método, a validação do mesmo será realizada utilizando amostras de soro sanguíneo de pacientes saudáveis como matriz, obtidos junto ao Hemocentro da Unicamp, seguindo as normas estabelecidas para a validação adequada. Portanto, o projeto apresenta importância química e médica, uma vez que explora a pesquisa na área analítica e representa uma das etapas de grande aplicabilidade do mesmo, podendo, futuramente, auxiliar testes clínicos para o diagnóstico de câncer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)