Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de foraminíferos na compreensão da evolução da margem continental sudoeste do Atlântico

Processo: 04/12693-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Mello e Sousa
Beneficiário:Renata Hanae Nagai
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores ambientais   Foraminifera   Paleoclima

Resumo

O presente projeto tem como proposta principal compreender as variações ambientais que ocorreram na margem continental sudeste brasileira nos últimos milhares de anos, utilizando para isso, análises em sedimentos de testemunho coletado no talude superior da margem sudeste brasileira, por método de piston core, localizado a 44º 19.80' W e 24º 24-24' S. Para que esse objetivo seja atingido serão empregados os seguintes métodos de estudo: análise de isótopos estáveis de 180/160 em carapaças de foraminíferos planctônicos, análise paleoecológica de foraminíferos bentônicos: A análise isotópica, será realizada em espécie de foraminífero planctônico a ser definida. A análise da comunidade bêntica compreenderá a triagem de 300 espécimes segundo metodologia modificada de Schimield et al. (1997), com identificação das espécies com base em literatura específica como Loeblich & Tappan (1988), Jones (1994) e Van Morkoven (1986). A utilização da correlação dos dados bióticos e abióticos disponíveis auxiliará na identificação de espécies indicadoras ambientais. A presente proposta de trabalho encontra-se inserida no projeto de pesquisa "Avaliação da utilização de foraminíferos planctônicos como indicadores paleoceanográficos no Quaternário do Atlântico Sudoeste" (FAPESP, Proc. nº 2002/06633-0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA HANAE NAGAI; SILVIA HELENA DE MELLO E SOUSA; RAFAEL ANDRÉ LOURENÇO; MÁRCIA CARUSO BÍCEGO; MICHEL MICHAELOVITCH DE MAHIQUES. Paleoproductivity changes during the Late Quaternary in the southeastern Brazilian upper continental margin of the Southwestern Atlantic. Brazilian Journal of Oceanography, v. 58, n. spe1, p. -, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.