Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de acidos graxos no controle traducional de leucocitos em resposta a acao da proteina tat do hiv-1.

Processo: 08/50355-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Augusto Ducati Luchessi
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/12137-1 - Estudo dos mecanismos de ação dos ácidos graxos em leucócitos, AP.TEM
Assunto(s):Ácidos graxos   HIV-1   Tradução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Graxos | Elf 2 | Hiv 1 | Pkr | Traducao

Resumo

Durante infecção por vírus as células-alvo sofrem uma inibição geral da síntese protéica como mecanismo protetor. Inicialmente, o RNA viral ativa a proteína quinase R dependente de RNA dupla-fita (PKR). A seguir, PKR fosforila a subunidade a do fator de inicio de tradução 2 (elF2) inibindo-o e causando diminuição da tradução. Além da ativação direta de PKR, o interferon (IFN) aumenta a expressão do gene codificador desta proteína. Entretanto, o mecanismo de resposta antiviral pela inibição da tradução é inibido pela proteína Tat do vírus HIV-1 por competir com elF2 pela fosforilação mediada por PKR. Uma vez fosforilada, Tat se liga a uma região presente na extremidade 5'dos transcritos virais denominada TAR e estimula a elongação da transcrição. Além de favorecer a transcrição de RNAs virais Tat, também atua na transcrição de alguns genes da célula hospedeira. A proteína Tat é liberada de células infectadas e apresenta a capacidade de penetrar em células sadias promovendo seus efeitos celulares. Dados do nosso grupo e de outros são indicativos de que os ácidos graxos apresentam a capacidade de estimular a fosforilação de elF2 por mecanismo não envolvendo PKR. Assim, no presente projeto, verificaremos se o tratamento de células Jurkat com diferentes ácidos graxos apresenta a capacidade de estimular a fosforilação de elF2 na presença da proteína Tat. Identificaremos, ainda, os transcritos da célula que sofrem regulação por Tat e que são recrutados para a tradução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HANAUSKE-ABEL, HARTMUT M.; SAXENA, DEEPTI; PALUMBO, PAUL E.; HANAUSKE, AXEL-RAINER; LUCHESSI, AUGUSTO D.; CAMBIAGHI, TAVANE D.; HOQUE, MAINUL; SPINO, MICHAEL; GANDOLFI, DARLENE D'ALLIESSI; HELLER, DEBRA S.; et al. Drug-Induced Reactivation of Apoptosis Abrogates HIV-1 Infection. PLoS One, v. 8, n. 9, . (08/50355-1)