Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberdade pratica e teorica em kant e a deducao transcendental do principio supremo da moralidade: um estudo acerca do itinerario de fundamentacao pratica da metafisica kantiana.

Processo: 96/12763-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Lutz Müller
Beneficiário:Erick Calheiros de Lima
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Liberdade   Autonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antinomia Cosmologica | Autonomia | Idealismo Transcendental | Lei Moral | Liberdade

Resumo

Buscando inserir-se no quadro mais amplo da distinção kantiana fundamental entre reino da natureza e reino da liberdade, interpretada a partir da diferença entre fenômeno e número no interior do idealismo transcendental e na perspectiva do intento kantiano de uma instauração prática da metafísica, o projeto se propõe estudar o conceito kantiano da liberdade, num primeiro momento, mostrando o surgimento do conceito de liberdade transcendental na dialética da terceiro antinomia e a sua relação com o conceito de liberdade prática da Dialética e do Cânon da Crítica da Razão Pura (em que sentido aquela 'funda' esta, B 561), e, num segundo momento, discutindo o conceito de liberdade no contexto do estabelecimento e da 'dedução' do imperativo categórico e da autonomia como propriedade da vontade na 'Fundamentação', e das suas transformações no contexto da explicitação da lei moral como fato da razão, na 'Crítica da Razão Prática'. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)