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Ensino de dança: a atuação do licenciado em dança no Estado de São Paulo

Processo: 05/60194-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Beneficiário:Luciana Rosa Gualda
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Cursos   Formação de professores   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Danca | Ensino De Danca | Licenciatura Em Danca | Professor De Danca

Resumo

No Brasil, existem 15 cursos superiores de dança dos quais, 13 são de licenciatura. No Estado de São Paulo, são 4 cursos superiores de dança e 3 desses são de licenciatura. Sabemos que a nova LDB n° 9.394/96, reconhece a arte como componente curricular obrigatória e indica a introdução das quatro linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais e dança). Mesmo diante da existência de uma legislação e deste número significativo de cursos formando professores de dança em São Paulo, o ensino de dança ainda ocorre de maneira informal e extra-curricular. Constatamos que as escolas continuam a oferecer aulas de desenho e pintura como curricular e aulas de dança como optativa e fora do horário de aula. A maioria dos concursos públicos exige a licenciatura plena em "educação artística", indicando que a licenciatura em dança não é reconhecida. Diante desse quadro, esta pesquisa tem como objetivo, detectar a atuação dos licenciados em dança de SP utilizando os dados fornecidos pelo mapeamento de professores do Estado de São Paulo promovido pelo Instituto Dança SP com a Secretaria do Estado da Cultura que será realizado durante o primeiro semestre do ano de 2006. Busca-se assim, analisar o impacto da formação, superior de professores (licenciados) no ensino de dança do Estado de São Paulo. Com base nas informações aqui obtidas, pretende-se esclarecer e contribuir para a legalidade da inserção dos profissionais e, consequentemente, do ensino de dança nas escolas regulares. (AU)

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