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Formação de professores e alfabetização científica: o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais nas séries iniciais da educação básica

Processo: 07/53816-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Mariana Francisco Giuzio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Formação de professores   Ensino e aprendizagem   Literacia científica   Ensino de ciências   Ciências naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao Cientifica | Analise Funcional Descritiva | Conteudos Curriculares | Contingencias Instrucionais | Formacao De Professores | Series Iniciais

Resumo

Investigações sobre o ensino de ciências nas séries iniciais apontam que dificuldades relacionadas com a superação de modelos transmissivos expressam restrições em repertórios definidos pelo estabelecimento de relações funcionais entre objetivos e práticas de ensino e de avaliação, bem como na interpretação de medidas comportamentais produzidas pelos alunos em interação com tais práticas. Considerando que orientações epistemológicas sobre formação de professores advogam a necessidade do reconhecimento das práticas e dos saberes sobre as mesmas como elementos relevantes para o desenvolvimento profissional dos docentes, o presente projeto sustenta dois objetivos: 1) identificar, descrever e analisar propriedades funcionais de repertórios que definem as condições de ensino e de avaliação, tanto quanto a interpretação de medidas de aprendizagem de conteúdos curriculares relacionados com a alfabetização científica nas séries iniciais; 2) avaliar se condições planejadas de interação da bolsista com as professoras, baseadas no mapeamento de propriedades funcionais dos repertórios relativos ao objetivo anterior, poderiam contribuir para a aquisição de saberes (comportamentos operantes) que definem, em parte, o ensinar, a saber: a) relacionar funcionalmente propriedades do desempenho dos alunos com condições disponibilizadas pelas estratégias de ensino e de avaliação; e b) vincular tais propriedades com os comportamentos especificados nos objetivos de ensino que orientaram a escolha das estratégias utilizadas. (AU)

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