Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da linguagem escrita em estudantes de primeira a oitava serie do ensino fundamental

Processo: 08/55221-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Rodolfo da Silva Hipolito
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Compreensão da leitura   Avaliação neuropsicológica   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Neuropsicologica | Caracteristicas Psicometricas | Compreensao De Leitura | Ensino Fundamental | Estrategias De Leitura | Linguagem Escrita

Resumo

A linguagem escrita envolve as habilidades de decodificação e compreensão de um código escrito, é por meio dela o indivíduo deve ser capaz de receber e transmitir mensagens, possibilitando a sua interação com o mundo letrado no qual está inserido. Identificar o desenvolvimento de tais habilidades em crianças do ensino fundamental é essencial para acompanhamento e, se necessário, intervenção o mais precocemente possível com crianças que apresentem déficits relacionados à linguagem escrita. O presente estudo tem como objetivos: (1) verificar o desenvolvimento de leitura em crianças da primeira à oitava série do ensino fundamental; e (2) verificar a correlação entre as habilidades avaliadas pelos instrumentos, que são: estratégias de leitura de itens isolados, compreensão de leitura de sentenças e compreensão conforme cada um dos instrumentos utilizados, a saber, Teste de Compreensão de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudo palavras - TCLPP e Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura. Serão conduzidas análises estatísticas descritivas e análise de variância do efeito de série sobre os escores em ambos os instrumentos. Também será realizada análise de correlação de Pearson entre os instrumentos. Finalmente, serão derivadas tabelas preliminares de normatização dos desempenhos do Teste de Compreensão de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudo palavras (TCLPP) e Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura para cada uma das oito séries do ensino fundamental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)