Busca avançada
Ano de início
Entree

Nematodeos gastrintestinais adquiridos por cordeiros tracadores colocados em piquetes submetidos a diferentes sistemas de pastoreio alternado de ovinos e bovinos.

Processo: 05/51375-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Alessandro Francisco Talamini Do Amarante
Beneficiário:Maurícia Brandão da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ganho de peso   Verminoses   Ovinos   Haemonchus   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Ganho De Peso | Haemonchus | Helmintoses | Ovinos | Verminose

Resumo

Técnicas de manejo que visem reduzir a contaminação da pastagem com larvas infectantes de nematódeos gastrintestinais são preconizadas na profilaxia da verminose ovina. Dentre elas, destaca-se o pastejo alternado envolvendo diferentes espécies de herbívoros, especialmente ovinos e bovinos. O presente trabalho, iniciado em janeiro de 2004, está sendo realizado para avaliar a eficiência de três sistemas de pastejo alternado de ovinos e bovinos na profilaxia da verminose ovina. Uma pastagem (8,43 ha) foi subdividida em seis módulos, cada um com oito piquetes. Os animais estão sendo submetidos a pastoreio rotacionado, com permanência de quatro dias em cada um dos piquetes, portanto, com 28 dias de descanso da pastagem. No módulo 1 foram colocadas 22 ovelhas e no módulo 2, quatro bovinos. A cada 32 dias, as ovelhas são transferidas do módulo 1 para o módulo 2 e os bovinos do módulo 2 para o 1 e assim sucessivamente. No módulo 3 foram colocadas outras 22 ovelhas e no módulo 4, quatro bovinos. Os ovinos e os bovinos são mantidos nestes módulos por 96 dias e ao final deste período, trocam de módulo e assim sucessivamente. Nos módulos 5 e 6 a alternância dos ovinos (n=22) e bovinos (n=4) está sendo realizada a cada 192 dias. Cordeiros traçadores, livres de infecções helmínticas, estão sendo introduzidos junto com os ovinos de cada módulo. Estes animais serão abatidos para que as espécies de nematódeos sejam identificadas e quantificadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)