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Ensino superior no brasil: qual o sentido?

Processo: 99/11014-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes
Beneficiário:Juliana do Couto Ghisolfi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Universidade pública   Política social   Governo   Interesse público   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | Governo | Interesse Publico | Politicas Sociais | Universidade Publica

Resumo

Políticas do governo têm priorizado os ensinos fundamental e médio: como entender a permanência do ensino superior gratuito no Brasil? A mídia divulga a idéia de que estudantes das principais universidades públicas são ricos e podem pagar pelo ensino superior. É verdadeira a imagem de "Robin Hood às avessas" que se imputa à universidade pública? Conhecer melhor o perfil sócio-econômico dos estudantes dessas instituições - através da análise de documentos das universidades estaduais paulistas e do MEC - torna-se importante para responder a tal questão, e este é um dos objetivos do presente projeto. Este trabalho pretende, em linhas gerais, investigar a anunciada superação de um projeto de desenvolvimento nacional que tinha (ou tem?) no ensino superior uma de suas bases de sustentação: o que era (ou é) o ensino superior nesse projeto? Qual o projeto que se alega estar despontando? Como se enquadra o ensino superior e gratuito nesse projeto? O ensino superior ainda se distingue como algo de "interesse público"?. (AU)

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