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A relacao em questao - aproximacoes as antropologias amerindias a partir de imagens conceituais waiwai.

Processo: 06/60814-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Evelyn Martina Schuler Zea
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/57134-2 - Redes ameríndias: geração e transformação de relações nas terras baixas sul-americanas, AP.TEM
Assunto(s):Metáfora   Relação   Teoria antropológica   Tradução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Guianas | Metafora | Relacao | Teoria Antropologica | Traducao | Waiwai

Resumo

Este projeto visa a circunscrever o conceito de “relação” que opera na antropologia dos (genitivo subjetivo) Waiwai, comparar sua concepção com aquelas de outros ameríndios e viabilizar sua recepção na nossa antropologia. A partir de imagens conceituais waiwai tais como as da alma-olho, dos povos não-vistos e dos rituais de traduções de animais procura-se delinear modos pelos quais os Waiwai se relacionam consigo mesmos, com outros humanos e outros não-humanos. Minha hipótese aponta a “impropriedade” e o “rodeio” como vetores determinantes das redes de relações waiwai, onde a primeira se opõe à transparência e ao imediatismo da relação e o segundo remete às vias indiretas pelas quais esta acontece. A aproximação às imagens waiwai ocorre igualmente por um rodeio metodológico através do debate interdisciplinar em tomo da metáfora e da tradução. Busca-se assim avançar no desenho - ao modo waiwai - de uma antropologia “enviesada”, que discorre por digressão estrita e toma o desvio em um recurso pertinente, do mesmo modo que o seu respectivo objeto/sujeito apenas deixa entrever sua identidade através da diferença. Depurada esta forma oblíqua de relação se propõe sua comparação teórico-etnográfica com o conceito de relação do “relacionalismo” (Lévi-Strauss, Wagner, Strathern, Viveiros de Castro) assim como a demarcação de suas respectivas lógicas, entendidas estas como matrizes da relação, K (AU)

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