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Estrutura do mercado de margarinas na década de 90 no Brasil

Processo: 95/03674-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1995
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Mariano Francisco Laplane
Beneficiário:Janaina Oliveira Pamplona da Costa
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudo de mercado   Indústria de alimentos   Empresas   Margarina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barreiras A Entrada | Diversificacao De Empresas | Industria De Margarinas | Interacao Vertical

Resumo

A monografia tratará das mudanças na estrutura de mercado de margarinas na década de 90 no Brasil. Até 1988, havia duas grandes empresas produtoras de margarinas no país. Hoje, encontram-se estabelecidas no mercado um total de sete empresas, revelando um processo de entrada de firmas em um mercado concentrado, em um curtíssimo espaço de tempo. O que determinou esta mudança, quais os fatores que possibilitaram a entrada de novas firmas e suas consequências sobre a dinâmica de concorrência nesse mercado são questões pertinentes a esse estudo. Pretende-se verificar se houve mudanças na natureza das barreiras à entrada nesse mercado. Em particular, se as formas de concorrência foram alteradas e qual o novo papel da qualidade e diversidade de produtos, das novas formas de gestão (que inclui o conceito de Qualidade Total) e de distribuição. A relevância deste trabalho está em estudar as transformações recentes neste mercado, apoiando-se em um referencial teórico de economia industrial, pouco utilizado nos estudos sobre este setor. (AU)

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