Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da imunogenicidade de proteinas de superficie de leptospira interrogans expressas em escherichia coli em fusao com dnak.

Processo: 08/58856-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento
Beneficiário:Marina von Atzingen dos Reis
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09948-8 - Clonagem e expressão de proteínas com potencial uso vacinal e em diagnóstico identificadas do genoma da bactéria Leptospira interrogans sorovar Copenhageni, AP.TEM
Assunto(s):Vacinas   Proteínas recombinantes   Lipoproteínas   Leptospira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dnak | Leptospira | Lipoproteinas | Proteina Recombinante | Vacina | Vacina Dna

Resumo

Leptospirose é uma zoonose mundial que acomete várias espécies de animais, incluindo humanos, causada por espécies patogênicas do gênero Leptospira. As vacinas veterinárias e de uso humano disponíveis atualmente falham em induzir proteção em longo prazo contra infecção, não promovem proteção cruzada e acarretam efeitos colaterais como febre e dor no local da aplicação. Neste sentido, a busca de antígenos conservados que tenham efeito imunoprotetor é imprescindível. O seqüenciamento genômico e os avanços das análises bioinformáticas revolucionaram o campo da pesquisa de vacinas, uma vez que facilitaram a identificação de candidatos vacinais. Nosso projeto de Doutorado Direto identificou e caracterizou quatro proteínas de superfície de L. interrogans sorovar Copenhageni (LIC10368, LIC10494, LIC12690 e LIC12730) que devem ter papel na interação patógeno-hospedeiro e são, portanto, candidatos para o desenvolvimento de uma vacina. Diversos estudos sugerem a utilização da DnaK como antígeno na constituição de vacinas, devido a um excepcional grau de imunogenicidade (celular e humoral) e capacidade de estimular células T a produzir de IL10. O presente projeto propõe avaliar o potencial imunoprotetor de proteínas de superfície de L. interrogans fusionadas a DnaK, utilizando três estratégias de vacinação: proteína recombinante, DNA plasmidial e combinação de DNA e proteína. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)