Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional de variantes de splicing com expressao diferencial em tecidos tumorais baseados em mutacoes em sitios enhancers e silenciadores de splicing encontrados em bancos de dados de tumores ..

Processo: 06/61252-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Sandro José de Souza
Beneficiário:Julia Pinheiro Chagas da Cunha
Instituição-sede: Laboratório de Biologia Computacional. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genômica   Neoplasias   Mutação

Resumo

O splicing alternativo é uma das maiores causas da grande diversidade de transcritos encontradas nas células humanas. Alguns variantes de splicing estão associados com a dispersão e a progressão de diversos tumores humanos, e dessa maneira, podem ser alvos importantes no diagnóstico e na terapia contra o câncer. Assim, o objetivo principal deste projeto é analisar funcionalmente variantes de splicing gerados por mutações somáticas existentes em elementos regulatórios de splicing de 13.000 genes expressos em tumores de cólon e mama e de 20 genes de receptores de tirosina-quinase expressos em gliobastoma. Serão pré-selecionadas principalmente as mutações que afetam esses elementos regulatórios de seqüências que codificam para proteínas envolvidas no splicing e em genes sabidamente associados ao câncer, tais como, adesão emotilidade celular, transdução de sinal, regulação da transcrição etc. Dentre essas seqüências, serão selecionadas aquelas validadas experimentalmente. Diversas análises funcionais serão realizadas para se estudar o papel do variante e sua possível associação com o tumor, incluindo ensaios de splicing in vivo e in vitro. Além disso, ensaios de localização celular, super-expressão e de interferência de RNA serão também realizados para caracterizar o variante. (AU)