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Patrimônio cultural: conjuntos ferroviários nas cidades de Jundiaí e Santos

Processo: 07/54659-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Beatriz Mugayar Kühl
Beneficiário:Antonio Soukef Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Edificações   Paisagem   Ferrovias   Patrimônio cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Edificacoes | Ferrovia | Paisagem | Preservacao | Tipologia

Resumo

Este projeto está relacionado à nossa experiência como arquiteto da extinta Ferrovia Paulista S.A. e das pesquisas efetuadas no mestrado e doutorado. Na dissertação de mestrado: A Reabilitação do Conjunto Ferroviário de Mayrink tratamos da reconversão de um conjunto ferroviário urbano e sua peculiar configuração. Na tese de doutorado: A cidade e a ferrovia: a experiência de Bauru estudamos a relação das três ferrovias locais condicionando a paisagem urbana por meio de novos eixos de crescimento e pela execução de edificações como estações, oficinas, vilas ferroviárias, rotundas, etc. Diante do quadro de debate sobre patrimônio cultural e das experiências de restauro no país, em geral, pautadas pelo pragmatismo, nosso diagnóstico é que necessitamos de fundamentação específica nesse campo. Nosso objetivo nesta proposta de pós-doutorado relaciona conjunto ferroviário e contexto urbano a partir da trajetória da empresa São Paulo Railway Company identificando duas situações distintas: as cidades de Jundiaí, ponto de convergência da produção cafeeira paulista, e Santos, principal porto exportador. Jundiaí apresenta um conjunto ferroviário notável que está justaposto ao núcleo urbano original. Santos oferece um quadro de inserção do conjunto urbano ferroviário à lógica do tecido existente ao mesmo tempo em que configura uma nova situação urbana e proporciona uma relação mais dinâmica entre o existente e o novo. (AU)

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