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O conceito de "primitivo" e seus diferentes significados no contexto das vanguardas na franca e na alemanha do inicio do seculo xx.

Processo: 04/06949-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Claudia Valladão de Mattos Avolese
Beneficiário:Carolina Gomes Ferreira Giannini
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Expressionismo   Cubismo   Primitivismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cubismo | Expressionismo | Primitivismo

Resumo

O presente projeto visa o estudo da recepção da produção da arte assim chamada "primitiva" (principalmente da produção artística de povos africanos), no contexto da arte de vanguarda na Europa do começo do século XX. Partindo de uma análise da recepção da arte "primitiva" entre os fauvistas, principalmente em Matisse, procuraremos analisar como diferentes movimentos de vanguarda entenderam e se relacionaram com essas produções não-européias. Nossa hipótese central é a de que haveria uma diferença significativa entre a recepção do "primitivo" pelas vanguardas francesas e alemãs, uma hipótese que será testada principalmente através da análise comparativa das primeiras obras cubistas de Picasso e da produção dos membros do movimento expressionista "Die Brücke" ("A Ponte"). Também levaremos em conta a produção teórica e a crítica de arte do período produzidas em cada um desses dois países, como forma de aprofundar o conceito de "primitivo" subentendido na produção desses artistas. (AU)

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