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Entre o classico e o sublime: sobre a obra de william turner e sua relacao com as teorias da paisagem do final do seculo xviii e inicio do seculo xix.

Processo: 04/06695-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Claudia Valladão de Mattos Avolese
Beneficiário:Luciana Taniguti Bertarelli
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romantismo   Sublime
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classismo | Pintura De Paisagem | Romantismo | Sublime | Willim Turner

Resumo

O presente projeto visa analisar a obra do pintor de paisagem inglês William Turner produzida entre os anos de sua eleição como membro da Royal Academy, em 1799 e sua primeira viagem à Itália, em 1819. Nesses anos, Turner estudou profundamente a tradição da pintura de paisagem clássica, tentando conciliá-la com novas idéias românticas sobre arte, particularmente com a questão da representação do sublime, teorizada por Edmund Burke. Pretendemos estudar como Turner, nesse período, realiza uma síntese desses dois modelos antagônicos em sua obra. Simultaneamente, desejamos com a pesquisa, nos introduzirmos de forma mais sistemática nos métodos específicos dos estudos de História da Arte, aumentar nosso vocabulário conceitual e visual referente ao período de transição do classicismo para o romantismo e nos treinar no exercício de descrição e leitura de imagens. (AU)

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