Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da helmintofauna de chelonia mydas (chelonia: chelonidae) procedentes da regiao de cananeia, litoral sul do estado de sao paulo.

Processo: 07/50280-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Helmintologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Reinaldo José da Silva
Beneficiário:Bárbara Oliveira de Loreto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Trematoda   Tartaruga marinha   Nematoda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chelonia Mydas | Helminto | Helmintofauna | Nematoda | Tartaruga Marinha | Trematoda

Resumo

Propõe-se como objetivo deste projeto, avaliar a helmintofauna de Chelonia mydas procedentes da região de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. O projeto será desenvolvido através de parceria entre o Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências da Unesp - Campus de Botucatu e o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC). Serão incluídos no projeto animais que forem encontrados mortos encalhados na praia. Os animais serão necropsiados na Base do Instituto de Pesquisas de Cananéia, e todos os órgãos internos serão examinados quanto a presença de trematódeos, nematódeos, e outros helmintos. Será realizada foto documentação de todos os exemplares incluídos no estudo. Os helmintos serão coletados e processados laboratorialmente seguindo-se metodologias clássicas de parasitologia. A identificação das espécies será realizada baseando-se em bibliografia específica. Todas as espécies de helmintos encontradas serão desenhadas em câmara clara adaptada em microscópio óptico DMLS (Leica). Dados morfométricos e fotomicrografias serão obtidos em sistema computadorizado para análise de imagens QWin Lite 3.1, adaptado em microscópio DMLB (Leica). Todas as análises morfológicas e morfométricas serão realizadas no Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências, Unesp, campus de Botucatu. Amostras de todos os helmintos serão mantidas na coleção helmintológica do Departamento de Parasitologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)