Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomateriais doadores de oxido nitrico para o tratamento da leishmaniose cutanea.

Processo: 04/00819-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Gabriela Freitas Pereira de Souza
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Óxido nítrico   Leishmaniose   Hidrogéis

Resumo

Resultados recentes indicam que doadores exógenos de NO podem exercer uma ação terapêutica na Leishmaniose cutânea em humanos, quando aplicados de forma tópica sobre as lesões. A ação terapêutica pode ser potencializada se os doadores de NO estiverem incorporados em uma matriz que permita a sua liberação controlada. Os objetivos deste projeto incluem: 1- a síntese de S-nitrosotióis doadores de NO; 2- a incorporação dos S-nitrosotióis em matrizes poliméricas na forma de filmes e géis para a obtenção de biomateriais doadores de NO; 3- a caracterização destes biomateriais em relação ás cinéticas de liberação de NO e, 4- a avaliação dos biomateriais obtidos no combate à leishmaniose cutânea em ensaios in vitro e in vivo, em colaboração com o Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEABRA‚ A.B.; DA SILVA‚ R.; DE SOUZA‚ G.F.P.; DE OLIVEIRA‚ M.G. Antithrombogenic Polynitrosated Polyester/Poly (methyl methacrylate) Blend for the Coating of Blood-Contacting Surfaces. ARTIFICIAL ORGANS, v. 32, n. 4, p. 262-267, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.