Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterizacao quimica de fracoes contidas no veneno de "tityus serrulatus" com atividade sobre os componentes do sistema cininogenio-calicreina-cininas.

Processo: 01/00787-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Loana Aparecida Ferreira Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Calicreínas   Toxinas   Bradicinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bradicinina | Calicreinas | Cininases | Toxinas

Resumo

Envenenamento por escorpião mostram efeitos sobre o Sistema Nervoso Central, cardiovascular, respiratório, etc. Muitos destes efeitos são mediados por ação do próprio veneno enquanto que outros resultam da ativação de sistemas endógenos com liberação de mediadores como histamina, adrenalina, cininas, etc. As cininas são peptídeos vaso-ativos que apresentam efeitos (vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, dor) presentes nas reações inflamatórias em geral. O sistema das cininas compreende os cininogênios, enzimas liberadoras de cininas (calicreínas) e enzimas que inativam as cininas (cininases I e II). Pretendemos estudar as alterações induzidas pelo veneno de T. serrulatus sobre o sistema cininogênio-calicreína-cininas (SCCC). Serão determinadas as concentrações dos cininogênios em plasma de ratos injetados com salina (controle), com veneno total ou suas frações ativas (testes). Serão determinadas as atividades das calicreínas plasmática e tecidual e da cininase II. Usaremos métodos espectrofotométricos com substratos cromogênicos seletivos para as calicreínas, imunoensaios (Elisa) e ensaios biológicos em íleo isolado de cobaia. Estudo in vitro será realizado previamente para selecionar as frações com atividade sobre o SCCC, utilizando plasma incubado com o veneno e suas frações. Pretendemos isolar o(s) peptídeo(s) ativo(s) do veneno e caracterizá-lo(s) através da determinação do peso molecular, composição em aminoácidos e ponto isoelétrico (pl). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)