Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de duas vacinas trivalentes vivas atenuadas para a prevenção da Salmonelose Paratifoide em aves

Processo: 07/53046-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Liliana Del Carmen Revolledo Pizarro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas contra Salmonella   Aves   Prevenção de doenças   Salmonella   Segurança alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | Imunidade Intestinal | Prevencao | Salmonella | Vacinacao

Resumo

Numerosos sorotipos de Salmonela são capazes de infectar aves jovens e estabelecer uma colonização persistente com uma excreção continua pelas fezes. O desenvolvimento do estado de portador permite a transmissão frequente desta bactéria através da cadeia alimentar, tanto em ovos como em carne contaminada que causa Salmonelose em humanos. A incidência das infecções em humanos aumentou nos últimos anos, sendo que alguns sorotipos de Salmonela Paratifóide são mais frequentes. Uma das ferramentas eficazes na prevenção da Salmonelose é a utilização de vacinas que sejam aplicadas oralmente, o que guarda uma semelhança com a via de infecção natural, e, portanto estimula o tecido linfóide associado ao intestino a uma resposta imune local mediada por IgA secretora, e a resposta inata e adquirida. O presente projeto tem como objetivos desenvolver, elaborar e avaliar comparativamente duas vacinas trivalentes, uma delas produzida com cepas mutantes metabólicas e outra com cepas contendo genes deletados, para sua utilização na imunização de aves de um dia para minimizar a colonização do trato gastrointestinal por Salmonelas Paratifóides, prevenir a colonização de órgãos assim como a excreção e contaminação de ovos e carcaças das aves, o meio ambiente para a segurança alimentar do consumidor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REVOLLEDO, L.; FERREIRA, A. J. P.. Salmonella antibiotic-mutant strains reduce fecal shedding and organ invasion in broiler chicks. POULTRY SCIENCE, v. 89, n. 10, p. 2130-2140, . (07/53046-7)
REVOLLEDO, L.; FERREIRA, A. J. P.. Current perspectives in avian salmonellosis: Vaccines and immune mechanisms of protection. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH, v. 21, n. 2, p. 418-431, . (07/53046-7)