Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia e potencial de diferenciacao do epitelio olfatorio de caes sem raca definida (canis familiaris linnaeus, 1758) como fonte de celulas tronco.

Processo: 08/54093-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Juliana de Carvalho Delgado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Neurônios receptores olfatórios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunohistoquimica | Neuroepitelio Olfatorio | Receptores Olfatorios

Resumo

Muito se tem comentado a respeito da capacidade regenerativa das células do sistema nervoso e daquelas as quais este se encontra relacionado. Sabe-se hoje que as células provenientes do neuroepitélio olfatório apresentam capacidade regenerativa durante toda a vida, embora muito sobre elas ainda necessite ser elucidado. Com o objetivo de avaliar o potencial de diferenciação de células-tronco provenientes do neuroepitélio olfatório de cães sem raça definida (Canis familiaris Linnaeus, 1758) serão utilizados vinte animais oriundos do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo FMVZ-USP, depois de constatada morte por causas naturais ou processos patológicos. Os animais terão seu epitélio olfatório excisado a partir da parte posterior até a porção superior do septo nasal. Os fragmentos serão emblocados em paraplast e cortes histológicos de 50m de espessura, os quais serão corados com hematoxilina-eosina, azul de toluidina e pela técnica de PAS para observação em microscopia de luz. Os cortes também serão fixados em glutaraldeido 2,5% para posterior observação sob microscopia eletrônica de transmissão. A seguir será realizada técnica de imunohistoquímica para detecção de PCNA, determinando o índice de células proliferativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)