Busca avançada
Ano de início
Entree

A imagem do corpo ideal e o significado do corpo atual das pessoas aderentes a um grupo de reeducacao alimentar em um programa de promocao da saude.

Processo: 04/00290-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Fernanda Passoni de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da saúde   Corpo   Comportamento alimentar   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Alimentar | Corpo | Grupo | Promocao Da Saude | Psicologia Da Saude | Psicologia Social

Resumo

A modificação de hábitos alimentares e de estilo de vida, como o aumento do consumo de alimentos industrializados e pouca atividade física diária, faz com que cada vez mais pessoas tenham problemas com seu corpo, tal como a obesidade, crescente em vários países. Ao mesmo tempo, assistimos uma supervalorização do corpo, da busca pelo ideal de beleza, pelo corpo perfeito. O presente estudo pretende avaliar a imagem ideal e o significado do corpo atual no grupo de aconselhamento para alteração de hábitos alimentares do Centro de Promoção de Saúde (CPS) do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os procedimentos utilizados serão uma entrevista estruturada no início da atividade do grupo e a observação das sessões de grupo. A análise dos resultados será realizada através da categorização do material colhido no diário de campo, nos relatórios e transcrição de grupos e entrevistas, organizados através da análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)