Busca avançada
Ano de início
Entree

Bullying entre estudantes do ensino fundamental e medio: uma revisao baseada no levantamento de uso de alcool e drogas no municipio de botucatu.

Processo: 07/58824-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Florence Kerr Correa
Beneficiário:Beatriz Camargo Fontanella
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   Drogas ilícitas   Bullying   Estudantes   Agressão   Vitimização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agressao | Alcool | Bullying | Drogas Ilicitas | Estudantes | Vitimizacao

Resumo

Um estudo realizado na cidade de São Paulo mostrou que os estudantes que já haviam feito uso de drogas na vida (exceto álcool e tabaco) tiveram maior porcentagem de defasagem escolar (27,8%), além de haver faltado mais nos 30 dias antecedentes a pesquisa (66,0%), contra 52,9% que não tiveram uso na vida. O problema aconteceu em todas as classes sociais, em ambos os gêneros e a faixa etária predominante de consumo foi entre os 16 a 18 anos e 18 anos ou mais. Na faixa etária de 10-12 anos, 23,7% dos estudantes já haviam feito uso na vida de drogas, sendo que as mais consumidas foram solventes, maconha, anfetamínicos, ansiolíticos e cocaína, tabaco e álcool (GALDUROZ et al, 2004). Em um primeiro momento, a proposta é avaliar uma amostra probabilística de cerca de 1000 alunos, representativa dos cerca de 13.500 estudantes a partir do 5º. ano do ensino fundamental e médio do município de Botucatu. Estes alunos serão ainda representativos das escolas municipais, estaduais e particulares, do nível socioeconômico (IBGE) e dos períodos diurno e noturno. Todos eles serão entrevistados individualmente, usando um questionário padronizado de cerca de 100 questões, após o consentimento livre e esclarecido dos pais e do próprio adolescente. Entre as questões estão aquelas que investigarão bullying, havendo indicações de que o é um problema freqüente. Nesse momento, o objetivo é o de fazer uma revisão sobre o assunto que posteriormente será usada para fazer o diagnóstico de como está sua prevalência entre estudantes do ensino fundamental e médio de Botucatu visando medidas preventivas e de abordagem terapêutica específica posterior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)