Busca avançada
Ano de início
Entree

Os jovens e a cultura contemporanea: um estudo com alunos de uma escola publica central de campinas.

Processo: 09/52680-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ernesta Zamboni
Beneficiário:Aline Martin Serra
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de história   Cultura contemporânea   Jovens   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Virtual | Cultura Contemporanea | Cultura Escolar | Ensino De Historia | Jovens

Resumo

A presente proposta de pesquisa se enquadra dentro de um projeto coordenado pela professora Dra. Ernesta Zamboni, mesma orientadora desta proposta de Iniciação Científica, que é fomentado pela CNPq desde 2008. Este projeto é intitulado, Peabiru: Cultura Contemporânea e Ensino de História, e sua proposta se encontra no anexo 1. Propõe-se basicamente a realizar uma investigação sobre a relação entre o Ensino de História e a Cultura Contemporânea, assumindo um caráter interdisciplinar, já que se situa entre distintos campos do conhecimento como o da educação, o da história ensinada, o da antropologia, da sociologia e da filosofia. Assim, a investigação científica que proponho. Os Jovens e a Cultura Contemporânea: um estudo com alunos de uma escola pública central da cidade de Campinas, colaborará para o projeto âncora acima mencionado, na coleta de dados em uma escola pública central da cidade de Campinas, o colégio Carlos Gomes, cogitado pela localização central e sua característica de ensino público. Investigarei a relação entre os jovens (7ª e 8º séries ou 8º e 9º anos) e destes com os professores, além de observar os traços culturais e as identidades via o consumo e a apropriação de diferentes artefatos culturais contemporâneos como: filmes, leituras, músicas e Internet e manifestos de vocabulário e de conduta, dentro das salas de aulas de história e fora delas, em momentos como intervalos e saídas. Bem como me ocuparei de depoimentos de professores e pais e da coleta de documentação sobre o ensino de história e a programação curricular da mesma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)