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A fabricação da prosperidade neopentecostal: uma perspectiva sócio-cognitiva da referência

Processo: 07/52393-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Erik Fernando Miletta Martins
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Religiões   Neopentecostalismo   Metáfora   Categorização   Retórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categorizacao | Metafora | Referenciacao | Retorica | Socio-Cognitivismo

Resumo

O projeto buscará entender a expressão, enquanto construção referencial, do segmento religioso conhecido como neopentecostalismo. Para tal, será adotada a perspectiva sócio-cognitiva, que entende que a construção de um referente, ou objeto de discurso, se dá a um só tempo por meio de construtos culturais e por representações sustentadas pelas atividades lingüísticas, Esse processo, denominado referenciação, pressupõe que as categorias discursivas e cognitivas podem ser (re)modeladas de acordo com o contexto e com o ponto de vista dos interlocutores. Na pesquisa serão focalizados e analisados dois fenômenos lingüístico-pragmáticos: I) a determinação referencial, em especial a categorização do objeto de discurso "prosperidade" através de empregos anafóricos; e II) as metáforas, especialmente as que tiverem como um de seus domínios analógicos (fonte ou alvo) o capital e/ou a prosperidade. Às metáforas que funcionarem enquanto categorizadores referenciais será dada atenção especial. Será apresentado um quadro sinóptico desses dois fenômenos para entendermos como, segundo nossa hipótese, o neopentecostalismo constrói/modela a prosperidade de acordo com os aspectos positivos do consumo dela advindos. Explanaremos o funcionamento lingüístico-pragmático da retórica neopentecostal, pois este nos parece um interessante expediente para entendermos os propósitos enunciativo-argumentativos dos pastores neopentecostais. (AU)

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