Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao da proteina verde fluorescente (gfpuv) como potencial biossensor na solubilizacao de farmacos empregando copolimeros antifilicos.

Processo: 06/52048-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Priscila Gava Mazzola
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Micelas   Técnicas biossensoriais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biossensor | Copolimeros Antifilicos | Micelas | Polietilienoglicol | Solubilizacao De Farmacos

Resumo

Os sistemas micelares aquosos apresentam grande potencial na solubilização de fármacos hidrofóbicos e no desenvolvimento de sistemas de liberação programada e específica. O presente projeto visa estudar os mecanismos responsáveis pela solubilização de fármacos hidrofóbicos em soluções de micelas poliméricas tendo a proteína verde fluorescente (GFP) como biossensor. Inicialmente, serão estudados anfotericina B, flucitosina, ceftazidima e sulfadiazina em soluções micelares do copolímero PEG-poli -benzil L-aspartato para concentrações inferior e superior a concentração micelar crítica (CMC). A anfotericina B será empregada como modelo, em função ao grande número de estudos já realizados envolvendo este fármaco. As propriedades das micelas (raio hidrodinâmico, número de agregação e forma) nas diferentes condições estudadas serão determinadas por técnicas de espalhamento de luz (light scattenng). O espectro de ação do fármaco estudado será avaliado através de ensaios microbiológicos de concentração inibitória mínima (MIC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)