Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da imunogenicidade de uma proteina recombinante representando epitopos cd4 imunodominantes e conservados presentes em diferentes proteinas do hiv-1.

Processo: 05/60492-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Edecio Cunha Neto
Beneficiário:Daniela Santoro Rosa
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1   Proteínas recombinantes   Adjuvantes   Vacinas   Imunogenicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuvante | Epitopos Cd4 | Hiv-1 | Imunogenicidade | Proteina Recombinante | Vacina

Resumo

A necessidade de uma vacina eficaz contra o HIV-1 é premente. Nenhuma vacina experimental testada até hoje em humanos mostrou eficácia. Devido ao papel fundamental das células CD4+ na determinação do status funcional de memória das respostas efetoras, a inclusão de epitopos apropriados do HIV-1 reconhecidos por células T CD4+ podem desempenhar um papel essencial nas imunizações candidatas à vacinas contra o HIV. A partir de regiões conservadas do HIV-1, selecionamos dezoito epítopos candidatos para linfócitos T CD4+, imunodominantes e conservados, e ainda não identificados no banco de dados www.HIV-1.lanl.gov. O objetivo geral do projeto será gerar uma proteína recombinante contendo os múltiplos epitopos para linfócitos T CD4+ e CD8+ in tandem, separados com seqüências espaçadoras, para avaliação da imunogenicicidade em nível pré-clínico. Para tal, imunizaremos camundongos convencionais e transgênicos para diversos HLA de classe II humanos, que não expressam moléculas de MHC de classe II murinas endógenas. Após a imunização com a proteína recombinante na presença de diversos adjuvantes, avaliaremos a resposta imune celular e humoral à proteína recombinante e peptídeos sintéticos correspondentes. Esta análise incluirá proliferação, ELISPOT, e citometria de fluxo para citocinas, e avaliação de memória. Observaremos também a capacidade de induzir resposta no contexto de múltiplos HLA de classe II. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)