Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem proteomica para o estudo da expressao diferencial de proteinas cardiacas em modelo experimental de cardiomiopatia da doenca de chagas aguda e cronica.

Processo: 06/56514-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Edecio Cunha Neto
Beneficiário:Angelina Morand Bianchi Bilate
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiocinas   Proteômica   Miocardite   Trypanosoma cruzi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Proteomica | Hamster Sirio | Miocardite | Quimiocinas | Trypanosoma Cruzi

Resumo

Apenas 30% dos indivíduos infectados por T. cruzi desenvolvem a cardiomiopatia chagásica crônica (CCC). A identificação dos fatores envolvidos na resistência/suscetibilidade ao desenvolvimento da CCC poderá indicar alvos terapêuticos para os milhões de indivíduos infectados que não se beneficiam do tratamento hoje disponível. Sabendo-se que a CCC apresenta pior prognóstico do que as cardiomiopatias dilatadas de natureza não inflamatória, e que a intensidade de miocardite e os níveis de citosinas inflamatórias estão associados com a gravidade da CCC é possível que diversos mediadores inflamatórios produzidos localmente estejam envolvidos nos mecanismos determinantes do pior prognóstico da CCC. Este projeto visa o estudo dos mecanismos de progressão diferencial da miocardite aguda e cardiomiopatia crônica após a infecção por T. cruzi em hamsters sírios. Utilizaremos a abordagem proteômica para identificar proteínas diferencialmente expressas no miocárdio dos animais infectados em comparação a animais controles não infectados. Ademais, avaliaremos o papel das quimiocinas no controle do parasitismo cardíaco e miocardite aguda e crônica neste modelo animal. A identificação de proteínas diferencialmente expressas no miocárdio de hamsters acometidos por miocardite aguda leve ou grave e CCC leve ou grave poderá contribuir para o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento da CCC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)