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Caracterização da fala e da linguagem em crianças com diagnóstico da Síndrome do Alcoolismo Fetal

Processo: 03/14143-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Roberta Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos do espectro alcoólico fetal   Transtornos da linguagem   Fala   Transtornos da comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnostico Fonoaudiologico | Disturbio Da Comunicacao | Fonoaudiologia | Genetica | Linguagem | Sindrome Do Alcoolismo Fetal

Resumo

A alta aceitação ao álcool leva ao consumo excessivo e este tem sido um dos principais problemas das sociedades modernas. O álcool associado à gestação pode causar a Síndrome do Alcoolismo Fetal. O bebê portador desta síndrome pode apresentar fácies características e outras alterações globais, inclusive o retardo mental. Uma criança não precisa necessariamente ser portadora da Síndrome do Alcoolismo Fetal para sofrer o risco de nascer com algum problema associado, basta que essa criança tenha histórico de exposição ao álcool durante a gestação. O fato de ser esta uma síndrome genética de etiologia ambiental totalmente passível de prevenção, que compromete a cognição e a linguagem e por termos, ainda, avaliado frequentemente crianças com este quadro, levou-nos a estar estudando esta síndrome e suas possíveis complicações fonoaudiológicas de maneira intensa. Este trabalho objetiva caracterizar a fala e a linguagem dos indivíduos diagnosticados com a Síndrome do Alcoolismo Fetal (GI) e dos indivíduos que fizerem parte do grupo controle (GII), para depois comparar o desempenho fonoaudiológico entre os indivíduos do GI e os indivíduos do GII. Os procedimentos utilizados incluirão a realização da avaliação fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, com o auxílio de testes padronizados para complementação diagnostica, além de avaliação da fala. Os resultados serão analisados de forma quantitativa e qualitativa. (AU)

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