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Relação entre conhecimento lexical e marcas lingüísticas na produção de fala de crianças falantes do português brasileiro

Processo: 08/11080-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Tatiane Fernanda Pereira Lima
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61816-4 - Produção e percepção da fala na aquisição incompleta de contrastes fônicos em crianças falantes do português brasileiro, AP.JP
Assunto(s):Léxico   Acústica da fala   Fala   Língua portuguesa   Português do Brasil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento lexical | Fonética Acústica | Produção de Fala | Fonética

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a existência, ou não, de interferências do conhecimento lexical na produção de fala de crianças sem queixas fonoaudiológicas. Caso existam, é também um dos objetivos verificar de que modo esse conhecimento é marcado em termos acústicos na fala. Uma entrevista inicial será feita separadamente com as crianças para levantar seu conhecimento lexical em relação às palavras que compõem o instrumento de avaliação de fala proposto por Berti et al, 2007. Com base nessas informações, as marcas acústicas de possíveis graus de conhecimento serão analisadas por meio do software PRAAT, a partir de parâmetros que se mostrarem como relevantes para a caracterização da interferência lexical na produção de fala, à luz da Teoria Acústica de Produção de Fala (FANT, 1960). (AU)

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