Busca avançada
Ano de início
Entree

Zumbido em pacientes sem perda auditiva e sua relacao com a disfuncao temporomandibular.

Processo: 09/52888-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Daniela Gil
Beneficiário:Aline Albuquerque Morais
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Audiometria   Zumbido

Resumo

INTRODUÇÃO: O zumbido é um sintoma que atinge cerca de 25 milhões de brasileiros. Embora quase sempre seja percebido no ouvido, pode ser causado por doenças de outras partes do corpo que afetam o ouvido secundariamente. Disfunções da articulação temporomandibular estão freqüentemente associadas ao zumbido. OBJETIVO: Caracterizar o zumbido de indivíduos com audição normal atendidos no Ambulatório de Zumbido da UNIFESP e buscar possível relação com a Disfunção Temporomandibular. MÉTODO: Trata-se de um estudo prospectivo de caráter transversal. A amostra desse estudo será composta por indivíduos adultos, com idades entre 18 e 55 anos, dos sexos masculino e feminino, encaminhados do ambulatório de zumbido da UNIFESP. Todos os indivíduos terão que apresentar, além da queixa de zumbido, limiares auditivos dentro da normalidade entre 250 e 8000 Hz e passado otológico negativo. Serão realizados os seguintes procedimentos: audiometria de altas freqüências, emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, pesquisa das características psicoacústicas do zumbido, pesquisa do nível de desconforto, aplicação do check list para verificação de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e aplicação do THI - Tinnitus Handicap Inventory, um questionário de vida especifico para indivíduos com zumbido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE ALBUQUERQUE MORAIS; DANIELA GIL. Zumbido em indivíduos sem perda auditiva e sua relação com a disfunção temporomandibular. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 78, n. 2, p. -, Abr. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.