Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolucao clinica de pacientes com cardiomiopatia chagasica na fila de espera de transplante cardiaco.

Processo: 07/58388-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Reinaldo Bulgarelli Bestetti
Beneficiário:Natalia Dias Bertolino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Transplante de coração   Prognóstico   Insuficiência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Chagas | Insuficiencia Cardiaca | Prognostico | Transplante Cardiaco | Trypanosomiase Americana

Resumo

A Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) é o principal motivo de hospitalização por doenças cardiovasculares no Brasil. A doença de Chagas é a principal causa de ICC nas áreas onde a moléstia é endêmica. A etiologia isquêmica da ICC terminal tem sido utilizada como modelo prognóstico para a inclusão de pacientes não chagásicos na fila de transplante cardíaco. Tem-se conhecimento sobre os determinantes prognósticos da ICC, bem como da pior evolução clínica dos portadores de Cardiomiopatia Chagásica de moderada e grave intensidade em relação à observada em pacientes com ICC de etiologia não chagásica. Entretanto, pouco se conhece a respeito do curso clínico da ICC terminal secundária à Cardiomiopatia Chagásica. É de fundamental importância o estabelecimento do papel prognóstico da etiologia chagásica em pacientes com ICC terminal, pois a etiologia da ICC tem sido utilizada no modelo de estratificação de risco para inclusão de pacientes não-chagásicos em fila de transplante cardíaco em outros países. Portanto, o conhecimento da Importância da etiologia chagásica no prognóstico de pacientes terminais seria importante para que se pudesse alocar pacientes chagásicos de forma ética na fila de transplante cardíaco. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo traçar a evolução clínica de pacientes chagásicos com ICC terminal, colocados em fila de transplante cardíaco da Secretaria Estadual de Saúde, em comparação ao curso clinico de pacientes com ICC terminal de outra etiologia. É também objetivo do presente trabalho avaliar a importância prognóstica independente da etiologia chagásica da ICC em pacientes colocados em fila de transplante cardíaco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLINO, NATALIA D.; VILLAFANHA, DANIEL F.; CARDINALLI-NETO, AUGUSTO; CORDEIRO, JOSE A.; ARCANJO, MILENA J.; THEODOROPOULOS, TATIANA A. D.; BESTETTI, REINALDO B.. Prognostic impact of Chagas' disease in patients awaiting heart transplantation. JOURNAL OF HEART AND LUNG TRANSPLANTATION, v. 29, n. 4, p. 449-453, . (07/58388-3)